17 de novembro de 2016

Mulherzice :: risoto de filé mignon com alcaparra

Eu adoro risoto, e adoro ainda mais esse que faço com certa frequência porque sou bem apaixonadinha por ele. Se quero agradar, então, daí é que faço mesmo. 

O risoto de filé mignon com alcaparras é delicioso e mesmo servido sozinho, já é uma refeição completa. 


As medidas variam de acordo com cada gosto, então vou falar dos ingredientes e da receita e cada um coloca a quantidade de itens que quiser.

A receita vai manteiga, azeite, cebola, filé mignon, arroz arbóreo, alcaparras, champignons, salsinha, pimenta do reino, pimenta dedo de moça (opcional), caldo de legumes, queijo parmesão e vinho branco.

Cortei mais ou menos 300 gr da carne em formato de cubinhos bem pequenos e fritei até dourar junto com meia cebola média no azeite e na manteiga (os dois juntos). Só azeite, manteiga e cebola, nada de sal. Essa carne tem que fritar muito, ficar bem douradinha mesmo. Ela vai soltar água, vai secar, vai fritar... paciência, o processo demora um pouquinho.

Enquanto isso, preparei 2 copos de caldo de legumes (se for os prontos, de tabletes comprados em supermercados, são dois tabletes para essa quantidade de água), e após levantar fervura, deixei em fogo baixo para não perder temperatura. Esse caldo fica no fogo baixo até o fim do cozimento do arroz, porque ele vai sendo usado aos poucos durante toda a receita. Essa quantidade é ideal para 1 copo de arroz.

Depois de dourar bem a carne, acrescentei o arroz e mexi, mexi, mexi, até fritar muito. Coloquei, aos poucos e sempre mexendo, um copo de vinho branco. Quanto mais se mexe o risoto, mais cremoso ele fica. Nesse ponto da receita, é preciso observar sempre a textura do cozido. Quando estiver quase secando, meio pastoso, é hora de colocar o caldo de legumes (uma concha mais ou menos por vez), mexer, esperar secar, colocar caldo de novo e ir mexendo até chegar à textura que mais agrada. 

Uns gostam mais cremosos, outros mais sequinhos...

Antes da última concha de caldo de legumes, coloquei uma pitada de pimenta do reino, meia pimenta dedo de moça cortada em rodelinhas, salsinha picada finamente, as alcaparras (duas colheres) e os cogumelos (fatiados). Em nenhum momento vai sal, porque o caldo de legumes é salgado e no final ainda tem o queijo.

Uns segundos antes de desligar, acrescentei um punhado de queijo parmesão e pronto!

No prato, finalizo com azeite por cima e como rezando pra ser perdoada pelo pecado da gula.

2 comentários:

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)