25 de agosto de 2016

Tirando mancha de vinho tinto do algodão

Remover mancha de vinho tinto quando o líquido acaba de pingar no tecido é relativamente fácil. Um pouco de água morna resolve o problema. Mas se a mancha secar, a coisa complica, e muito. 

Tenho uma toalha que é quase uma obra de arte: de linho fino, com renda de algodão, bordada à mão. Ganhei da minha tia e, antes de me presentear, ela lavou e engomou a peça, que ficou impecável, até que um amigo derrubou vinho tinto em vários pontos dela, e eu fiquei com o coração partido...

A mancha secou e a toalha estava lá guardada sem lavar, porque ouvi de um tintureiro que, com alguma técnica, seria possível tirar manchas de vinho tinto das toalhas desde que ela não tenha sido previamente tentada, ou seja, se você levar a peça à uma tinturaria TALVEZ eles removam a mancha, desde que você não tenha tentado fazer isso em casa, porque, com a técnica errada, a mancha se potencializa e se perpetua.



Mas eu não estava muito conformada em pagar R$ 40,00 pro tintureiro tentar salvar minha toalha. Então, pesquisando na internet, achei um monte de dicas de como AMENIZAR o problema, nenhuma com muita garantia.

Resolvi testar. Misturei 1 medida de detergente líquido neutro (o de lavar louça mesmo) e 2 medidas de água oxigenada (para desinfecção, e não para clareamento). Apliquei sobre as manchas com uma escova de dentes velha e fiquei esfregando por uns minutos. De tempos em tempos, aplicava mais um pouquinho dessa mistura e esfregava. 


Achei que as manchas tinham clareado, mas em certo momento, esse processo se estabilizou. Daí, como bicarbonato e vinagre resolvem quase tudo, eu coloquei um punhadinho de bicarbonato sobre a mancha e derramei vinagre branco. Fiz isso porque acredito que a efervescência que a mistura provoca ajudaria a abrir as fibras do tecido. Esfreguei de novo com a escovinha, e deixei toda essa mistureba agindo por uns 20 minutos. Durante esse tempo, despejei essas misturas todas algumas vezes e passava a escova.


TODAS as manchas sumiram! Depois lavei normalmente na máquina e a toalha está totalmente recuperada. Chupa tintureiro! Gastei R$ 2,30 com a compra da água oxigenada, e o resto eu tinha em casa, mas mesmo que eu precisasse comprar tudo o que usei, a soma daria no máximo R$ 10.

Fora o prazer de ter feito sozinha, né? Delícia!




2 comentários:

  1. Porque você tem que ser tão perfeitinha? Mulher pra cama, mesa e banho.
    Linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que machista, Milo.
      rsrsrs...
      Mas ok. Tem muito homem que nem pra mesa e banho serve.

      Excluir

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)