25 de julho de 2016

Mulherzice :: receita da Graupensuppe, a sopa de cevada do festival gastronômico de Pomerode


Há duas semanas eu estive em Santa Catarina e pude ir ao festival gastronômico de Pomerode. Foi ótimo: passeio, companhia, festival, comida, comprinhas... tudo de bom.

Devo estar muito por fora do universo gastronômico mesmo porque nunca tinha imaginado usar cevada em nenhuma receita mas, um dos pratos que provei na festa foi a sopa de cevada, ou Graupensuppe e, apesar de já ter gostado, achei que ela poderia ficar melhor porque em casa a gente sempre capricha mais na quantidade de ingredientes, né?

Então resolvi reproduzir a especialidade alemã e ficou bem boa e bem parecida com a que tomei em Pomerode. Pra quem quiser tentar, deixo a receita e o mode de preparo aqui no post.

Tem um porém: apesar de bem saborosa, a cevada é um grão bem durinho. Não sei se é só questão de tempo de cocção, acho que não, porque eu a cozinhei muuuuito. Suspeito que, por mais que se cozinhe, ela sempre vai ficar meio durinha... é uma característica do grão mesmo.



INGREDIENTES:
500g de músculo cortado em cubos médios
3 colheres de sopa de azeite
½ cebola
1 dente de alho
2 cubos de caldo de carne
2 cenouras pequenas
3 talos de salsão
1 xícara de cogumelos paris
1 xícara de ervilha congelada
1 xícara de cevada
alecrim fresco, tomilho fresco
sal, pimenta do reino


MODO DE PREPARO:

Corte o músculo em cubos médios e apare qualquer tendão ou excesso de gordura. Reserve.

Corte os cogumelos em pétalas, pique o alho e corte o salsão, a cebola e a cenoura em brunoise. Reserve.


Na panela onde será preparada a sopa, aqueça o azeite até ficar bem quente. Tempere a carne com sal e pimenta. Coloque metade da carne (tentado fazer com que os pedaços não se toquem) e deixe dourar por todos os lados. Retire os cubos de carne dourados, coloque em um prato, e repita o mesmo processo com a outra metade da carne. Ao preparar a carne em duas etapas, você garante que a sua carne fique realmente dourada e com a crostinha certa. Quando a panela fica muito cheia, a carne cozinha e não doura da maneira correta.


Deixe toda a carne dourada no prato. Nesse momento você terá a panela quente com azeite que sobrou e o gostinho da carne. Diminua o fogo e adicione a cebola e o alho picados. Deixe suar, mexendo constantemente. Quando a cebola estiver transparente, adicione cerca de 1 litro e meio de água e mexa para deglacear o fundo da panela. Adicione os cubos de caldo, alecrim, tomilho e retorne a carne para a panela. Deixe cozinhando por cerca de 1 hora, até a carne estar macia.

Quando a carne já estiver macia, adicione os legumes restantes – salsão, cenoura, ervilha e cogumelos – e a cevada.



Deixe cozinhar até a cevada estar macia. Prove e, se necessário, corrija o sal e a pimenta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)