19 de agosto de 2015

Agenda para 2059 :: site projeta a data da sua morte


As pessoas dizem que não querem saber, mas quem resiste à tentação de usar um aplicativo que projete sua expectativa de vida? Eu, por exemplo, não gostei nada de saber que a previsão da minha morte é para o dia 28 de agosto de 2059. Como assim, 2059? Vou morrer com menos de 90? E como assim, no dia 28 de agosto, que é meu aniversário? O povo vai comer os croquetes da minha festa no meu velório? Ahhhh não vai merrrrrmo!

Como eu sei disso? Bom, é que o Banco Mundial criou uma ferramenta chamada Population.io - The World Population Project, site em inglês que compila dados de todo o mundo sobre diversos assuntos e visa planejar um futuro melhor para todos. Como hoje em dia tudo pode ser calculado ou estimado, algumas informações e previsões são bem interessantes.

Para os cálculos são considerados dados como segurança alimentar, crescimento urbano e abastecimento de água potável, dentre outros. Um relatório das Nações Unidas estima que o planeta terá 11,2 bilhões de pessoas em 2100. A América Latina terá 784 milhões de habitantes em 2050. Também é exibido uma contagem em "tempo real" de nascimentos no mundo.

Com posse dessas informações, o site pode, por exemplo, determinar a posição de uma pessoa em comparação ao resto da população mundial, estimar quantos anos ela viverá, como seriam estas previsões se você nascesse em outro país, e saber quantas pessoas nasceram no mesmo dia que você no mundo todo, bem como onde a maioria delas está. No meu caso, a maioria das pessoas que aniversariam no mesmo dia que eu estão na China (59.073). No Brasil, são 7971 pessoas, o que dá pra fazer um festão, né?

Quer fuçar lá? Claro, só por curiosidade... hehehe... então acesse o population.io e se programe. Aproveita e faz isso ao som do Paulinho Moska, pra refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)