5 de agosto de 2015

A maionese de cerveja preta do América

A versão do Pub's Burguer do restaurante América traz uma porçãozinha de maionese de cerveja preta que é bem saborosa e diferente. A cebola do lanche também é caramelizada na cerveja preta, e fica um tiquinho adocicada, o que combina bem com os outros sabores que o prato desperta.


No que consiste o pedido, no restaurante? Hamburguer de 150g servido com cebola caramelizada na cerveja preta, provolone grelhado, tapenade de azeitonas, alface frizzé e maionese, no pão australiano. Acompanha batata rústica e maionese de cerveja preta.

Mas dá pra fazer maionese de cerveja preta em casa?

Dá! É só substituir a água da receita pela cerveja que fica ótimo.

1 gema de ovo
1 colher (sopa) de cerveja preta
1/2 limão siciliano (suco peneirado apenas)
1 colher (sopa) de mostarda Dijon
1 xícara (chá) de óleo de canola (200ml)
sal a gosto.

Coloque a gema, a cerveja, a mostarda e o óleo em um copo de boca larga, bata com o mixer sem muito movimento, até a emulsão ficar completa. Acerte o sal e sirva.

-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-

Aproveito e deixo a dica de como obter a cebola caramelizada na cerveja também.

2 cebolas grandes cortadas em rodelas ou meia luas
2 colheres (sopa) de azeite
1 xícara (chá) de cerveja Guiness (ou outra preta do tipo Stout)
1 a 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

Em uma frigideira, refogue a cebola com um fio de azeite em fogo baixo. Mexa de vez em quando até que a cebola fique na cor dourado escuro indo para o marrom. Coloque então a cerveja e o açúcar e deixe reduzir bastante até formar um molho denso.

-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-o-

Vale lembrar que essa maionese de cerveja preta e a cebola caramelizada combinam perfeitamente com o pão australiano, que também leva cerveja no seu preparo, então o uso desse tipo de pão no preparo da versão caseira do Pub's Burguer é fundamental. Só tenho uma restrição: o tapenade de azeitone é bem forte, tem gosto marcante, e rouba um pouco a cena. Se for fazer em casa, monte o lanche com uma porção bem pequena, ou simplesmente dispense-o. Não faz muita falta...

2 comentários:

  1. Adorei a receita,sempre quis saber como fazer essa maionese.

    ResponderExcluir
  2. Boaaa muito obrigado hahaha eu e minha namorada comemos alguns lanches de grelha que faço em casa e com certeza farei para o próximo churrasco com ela obrigado por essa bela receita

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)