31 de julho de 2015

Você sabe congelar legumes ?

No post anterior ensinei como lacrar saquinhos pra ajudar a manter a vida do alimento, então, acho que o assunto que vou tratar aqui vem a calhar.

Você sabe congelar legumes?


Ter legumes no freezer é uma ótima opção para consumi-los o mais próximo possível do estado in natura, além de facilitar o trabalho na cozinha. Ocorre que são raros os vegetais que podem ser congelados crus. Eles se mantêm melhor depois de serem “branqueados”, ou seja, cozidos rapidamente em água fervente, escorridos, mergulhados em água gelada para brecar totalmente o processo de cozimento, para só depois serem embalados e congelados.

Mas legumes escaldados e congelados perdem nutrientes? Perdem; alguns mais, outros menos, mas perdem. Ainda assim é melhor consumi-los congelados do que não consumi-los e tem muita gente que deixa de comer pq não tem tempo de chegar em casa e prepará-los, ou simplesmente não compram porque invariavelmente eles vão parar no lixo. Eu mesma já joguei muito legume fora porque eles estragavam na gaveta da geladeira.

Melhor congelar então, não acham?

Em primeiro lugar, escolha legumes em bom estado, despreze as partes estragadas e lave-os bem em água corrente.

Para branquear, ponha mais ou menos 300 g de vegetais em um cesto de arame e mergulhe numa panela com água fervendo. Se você não tiver o cesto, ponha o legume direto na água e escorra-o com uma escumadeira grande. Quando a água começar a ferver de novo, conte o tempo conforme a indicação abaixo:

1 minuto
Abobrinha cortada em pedaços

2 minutos
Ervilha fresca em grão e ervilha torta

3 minutos
Abóbora cortada em pedaços, brócolis e couve-flor (somente os buquês), cenoura em rodelas, milho em grãos e quiabo (só inteiro)

5 minutos
Cenoura inteira e mandioquinha

8 minutos
Beterraba inteira de tamanho médio, mandioca, limpa e em pedaços e milho em espiga limpa

Após retirar da água fervente, mergulhe imediatamente em água gelada. Escorra, espalhe em uma assadeira e deixe esfriar completamente. Transfira para a embalagem escolhida, retire o ar e feche a embalagem. Ponha uma etiqueta com o nome do alimento e data e guarde no freezer.

Sugiro consumir em 3 meses… Gostou? Já é uma ajuda e tanto, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)