20 de julho de 2015

Mulherzices :: dicas pra otimizar a geladeira

Hoje eu acordei no ritmo ragatanga pra escrever e depois de ter falado sobre comprinhas inúteis e outras nem tanto, coletores menstruais, bom lugar pra tomar café e meu lindo presente do dia do amigo, vou fechar o dia com duas diquinhas pra otimizar a geladeira.

Minha amiga Eli me deu uma bronca porque eu não posto algumas dicas que sei na internet. Bom, como quem não tem cão, caça com gato, a dica a que se refere é sobre como lacrar saquinhos plásticos sem usar aquele famoso zip, que é caro pra caramba no mercado. Eu ensinei num vídeo doméstico e totalmente amador, mas acho que dá pra entender.


A segunda dica é sobre embalagens de papelão na geladeira. Não vou abordar o assunto pelo lado da falta de higiene que é colocar as embalagens de papelão direto na geladeira, porque quem nunca né? Sua mãe faz, você faz, eu faço, todo mundo faz. A pizza que sobra vai direto pra geladeira na caixa mesmo, pra ser esquentada no dia seguinte e ainda servir de café da manhã. Adoro!

Se fôssemos nos preocupar com a porquice que é colocar caixas de papelão na geladeira, iríamos surtar, porque o mesmo se aplicaria aos ovos do toba da galinha, às embalagens de iogurte, de leite e afins. Para né?

Mas eis que, em épocas em que a energia elétrica tá custando mais que carne de primeira, vale a pena saber que papelão consome muuuuuita 'força'. Quando colocamos um alimento na geladeira, há uma troca de temperatura até que ambos atinjam a mesma faixa. Em termos bem simplórios, é como se a geladeira puxasse o quente do alimento e o alimento puxasse o frio da geladeira, até que ambos fiquem na mesma temperatura.

No caso do papelão, que não gela (ou pelo menos não segura a temperatura), ele fica constantemente puxando a temperatura fria da geladeira, sem nunca conseguir atingir os graus que devem estar no ambiente (o tetrapack é diferente). Resultado? Consumo excessivo de energia. É a mesma coisa que acontece quando abrimos a geladeira a todo instante: o ar quente entra e a geladeira tem que trabalhar mais pra equilibrar a temperatura lá dentro.

Então, migas miguchas, nada de papelão na geladeira, ok? É bom pro bolso e é bom pro meio ambiente.

2 comentários:

  1. Adorei saber sobre isso! Eu as vezes deixo os ovos nessa caixinha, mas agora, não mais!!!!
    Beijos!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)