14 de julho de 2015

Encontro de canetinhas na minha casa, com receitas


"Canetinhas" é o nome do grupo de amigas jornalistas do qual faço parte e que com certa frequência reúne seus membros pra beber e falar mal dos recalcados matar as saudades. O encontro de ontem, com alguns desfalques, aconteceu na minha casa, e nada de pizza dessa vez!

#lamentopelasquenaoforam  #comidinhacaseiraprasamigas  #abrindoacasapraboaenergiaentrar

Precisava pensar em alguma coisa bem rapidinha de cozinhar porque foi numa segunda e eu ia chegar do trabalho quase na hora marcada com as meninas. Então rolou uma ideia das arábias! (tá, o trocadilho é infame, mas deixa... )

Preparei um quibe de bandeja e enquanto ele estava no forno minha amiga Eli chegou pra dar uma força e completar o menu. Teve quibe, homus, jajeh, tabule e um saladão, tudo com receitinha abaixo pra ficar fácil, fácil pras migas!  ;)



Quibe de bandeja (ou quibe assado)

800gr de patinho moído, 500gr de trigo para quibe, 6 tabletes de caldo de carne, 2 cebolas picadas, 1 colher de pimenta síria, 6 dentes de alho amassados, 1/2 xícara de hortelã picada, 1 colher generosa de margarina e 6 copos de água.

Ferver a água junto com os cubos de caldo de carne, e despejar sobre o trigo. Esperar mais ou menos 1 hora, até que o trigo esteja hidratado, e juntar os outros ingredientes. O segredo é misturar até cansar. 

Coloque em assadeira antiaderente, salpique com colheradas de margarina por cima e cubra com papel alumínio para ir ao forno. Quando ele já estiver com um aspecto cozido, retire o papel alumínio e deixe mais uns minutinhos no forno para dourar.



Jajeh

Sirvo o Jajeh, que é um molho de coalhada (ou iogurte) com pepino, com o quibe assado. A receita pede 2 copos de iogurte natural sem açúcar, de consistência firme, 2 pepinos sem casca e picados milimetricamente (tipo japonês), 1 dente de alho espremido (passados 2 vezes no espremedor) e um punhadinho de hortelã desidratada (saquinho de chá de hortelã também serve). Ajuste o sal e coloque 2 ou 3 cubos de gelo (o gelo é imprescindível!)




Homus

400 g de grão-de-bico em lata - escorrido e com metade da água reservada, 4 colheres (sopa) de suco de limão siciliano, 2 colheres (sopa) de tahine, 2 dentes de alho amassados, 1 colher (chá) de sal, 2 colheres (sopa) de azeite

No liquidificador, coloque o grão-de-bico com a água reservada. Acrescente o suco de limão, o tahine, o alho picado e o sal. Bata os ingredientes até que fiquem cremosos e bem misturados. Transfira essa pasta de grão-de-bico para a tigela e regue com azeite. Sirva com pão sírio.



Tabule

4 colheres de sopa de trigo para quibe, 1/2 xícara (120 ml) de água fervendo, 1 xícara de salsa picada, 1/4 xícara de hortelã picada, 5 tomates cortados em cubos, 1 cebola bem picada, 2 colheres (chá) de azeite extravirgem, Suco de 1 limão, sal a gosto

Coloque o trigo em uma vasilha, adicione a água fervendo, misture e deixe-o hidratando por 1 hora. Em seguida, escorra-o e aperte-o para retirar o excesso de água. Acrescente os ingredientes restantes ao trigo e misture bem.

4 comentários:

  1. Apenas babando!
    E triste por não ter ido...

    Mas foi ótimo e vocês se divertiram, valeu muito! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Aninha... e você não foi justo ontem que cozinhei com o maior carinho...
      :(
      Foi muito bom mesmo!

      Excluir
  2. Estava tudo perfeito, como sempre é tudo o que as 'mãos da Pati' fazem. Estar com as amigas tão queridas (já são mais de 10 anos de amizade), foi ainda mais especial 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é que é especial, minha querida!
      bjbj

      Excluir

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)