31 de julho de 2015

Creme de palmito pra animar uma "noite de meninas"

"Marina, o que você quer comer quando for dormir na casa da tia?
Creme de palmito...
... ou caldinho de feijão"

Qual é a criança de 6 anos que, quando perguntada, escolhe comer sopa? Marina, minha sobrinha, escolhe. E se é de palmito, faço com gosto. Ontem tivemos uma noite de meninas em casa, com direito a fazer as unhas, penteados, cócegas e historinhas.

Fazia creme de palmito com uma base de batata (mesma base que uso pras outras sopas também), mas decidi testar receita nova. Mais fácil, mais rápida, mais limpa e mais magra, acho.

Vou ensinar depois das fotos.



 

Para preparar o creme, refoguei 1 dente de alho amassado em 3 colheres de azeite. Juntei 1 vidro de palmito picado (separei 3 palmitos inteiros para finalizar a sopa) e 1 tablete de caldo de legumes. Deixei refogar bem, acrescentei 2 copos de água e 2 copos de leite. Essa mistura ferveu, ferveu... o leite até talhou. Ficou fervendo uns 10 minutos, em fogo baixo. 

Depois, bati esse caldo no liquidificador com uma colher cheia de amido de milho e voltei pro fogo, até engrossar. Tem que mexer o tempo todo nesse momento, porque senão "empelota". Moí um tiquinho de pimenta do reino branca (mas isso fica a gosto de cada um) e piquei os 3 palmitos que havia separado em rodelinhas dentro do creme.

Servi finalizada com cebolinha e um fiozinho de azeite (o azeite também é opcional).

A jantinha teve até sobremesa preparada pela pequena. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)