19 de maio de 2015

Receitinha pra solteiros :: ricota feita em casa

Um amigo me ensinou a fazer ricota em casa, mas eu não tinha testado. Na mesma semana, vi por acaso na internet as instruções de como se faz a ricota caseira. Bom, com tanta mensagem sobre o assunto, achei melhor obedecer o destino e tentar o feito, até porque a ricota no supermercado tá custando o zóidacara.


É tão fácil que qualquer solteiro mal acostumado faz...

Esquentei um litro de leite integral até levantar fervura. Quando começou a subir, desliguei e coloquei 2 colheres de vinagre branco, pra que o leite talhasse.

A quantidade de vinagre varia de acordo com a qualidade do leite, e quanto menos colocar, melhor. Mas é preciso colocar até que o leite fique com o aspecto da foto da montagem abaixo (terceira foto da primeira fileira. Se clicar na foto, ela amplia). Então, coloque uma colher primeiro, teste, mexa, espere uns segundos... se não talhou, repita a operação até conseguir o resultado esperado. 

Daí coei, ajustei o sal a meu gosto e coloquei o resíduo num pano de prato limpo, pra "chorar". Acho até que podia ter "chorado" menos, porque ficou sequinho demais, mas daí resultaria em queijo cottage e não em ricota. 

Temperei com azeite e orégano e provei com torradinhas. Fica fantástico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)