9 de abril de 2015

Jazz em 12 episódios


Bom, era pra ser em 12, como diz o título, mas o fato é que na minha coleção são só 5, por enquanto...

Vou explicar!

Nas muitas horas em que passamos no hospital nos últimos dias, com meu pai, de vez em quando eu dava uma vagada pelos arredores do prédio. Em um desses dias, passando por uma banca de jornal fantástica na rua Vergueiro, eis que me deparo com uma coleção de DVD´s que contam 120 anos da história do Jazz, obra do historiador e documentarista Ken Burns, publicada em 2010 pela Duetto Editorial.

Este documentário foi veiculado em 12 DVD´s de 60 minutos cada e 12 livretos com informações complementares. A série reúne mais de 500 músicas, 75 entrevistas, 2400 fotos e 2000 filmagens raras que cobrem os mais de 100 anos dessa manifestação cultural. Foram necessários 6 anos para Ken Burns realizar este projeto, que percorre a história do Jazz e de seus ícones.


Li na internet que referida coleção, quando foi lançada, era simplesmente impagável. Para comprá-la era necessário "vender um rim", de tão cara. Não sei se é verdade, porque não achei publicações com seu preço, mas nessa banca eu paguei R$ 5,00 por cada DVD. Comprei 5 deles, porque estava sem grana naquela hora, e não sei se os que deixei de comprar completariam a coleção. Talvez a banca não tivesse todos, não me lembro...

Pelo estado das capas, os DVD´s estão lá expostos há muito tempo, mas os livretos e os discos estão preservados, novos. Talvez então eu consiga voltar lá e encontrar os que ainda me faltam... Vou tentar.


Quer ver um tiquinho? Aqui tem o trailer do DVD 1 - Nascimento em New Orleans (1890-1917), e um pequeno resumo do que tem nele. No primeiro dos 12 episódios da série Jazz, o documentarista Ken Burns apresenta a gênese da manifestação musical que surgiu no século XIX, marcou profundamente o XX e renasceu no XXI. New Orleans já era cosmopolita nos anos 1890, propícia para o surgimento de um tipo de música destinado a conquistar o mundo e a se replicar. A cidade transpirava sons e ritmos, e bandas e instrumentistas de diferentes grupos se incorporavam ao cenário urbano. Este primeiro DVD mostra os jazzistas pioneiros, como Buddy Bolden, Jelly Roll Morton, Sidney Bechet e Freddie Keppard.

2 comentários:

  1. Tenho a coleção completa. Certa ocasião fui presenteado por uma coleção do StarTrek que foi confundida por Star Wars, como já possuo a coleção de Guerra Nas Estrelas, optei pelo Jazz.
    Coisa fina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, certa ocasião eu fiz uma confusão dessas...
      Que coisa, né?
      Mas é a mesma? Embalagens diferentes, não?
      Mesmo conteúdo?

      Excluir

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)