9 de abril de 2015

As Pêssankas desse ano


Este ano não tive muito tempo para pintar os ovos que distribuo na Páscoa, porque meu pai estava internado. Achei que ele sairia do hospital antes, mas não aconteceu, então a pintura dos ovos foi feita na madrugada do sábado para o domingo, bem corrida, e sem muita criatividade.

De qualquer forma não queria deixar de fazer, então pintei assim mesmo. Até o pai, no hospital, ganhou um, o que lhe causou algum choro de saudade da mãe... :(

Isso porque quem sempre nos dava ovos pintados - ou Pêssankas - na Páscoa, era ela, minha avó, seguindo a tradição de sua origem, no leste europeu.

Pêssanka, do verbo pysaty (escrever), simboliza a vida, a saúde e a prosperidade. No Cristianismo, ela representa a Ressurreição de Cristo. 

As desse ano não ficaram bonitas como as do ano passado, mas fiquei feliz por ter conseguido fazer, mesmo com as turbulências dos últimos dias...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)