12 de janeiro de 2015

Lugarzinho que eu amo :: Embu das Artes

Embu das Artes é uma cidade muito próxima à que eu moro, em SP, e eu adoro passar os domingos lá. Sempre que eu vou fico encantada, não só com o artesanato local, mas com a cidade toda, que é um charme só. 








Lugar bom pra passar o dia, porque dá pra comprar coisas bonitinhas e ainda comer - e beber! - em restaurantes pra lá de chamosos. Nesse, uma única árvore cobre a área externa do restaurante inteiro. O preço é justo e o serviço, pra um domingo, cuja demanda é grande, satisfatório.








Digestão cultural

Já comprei, já comi, já curti o restaurante e joguei muita conversa fora. Então não é nada mal dar uma respiradinha no ar da cultura, e visitar o Museu de Arte Sacra. Infelizmente, é proibido fotografar dentro, mas vale a pena conhecer. Concluída no século 18 para ser a residência dos padres da Companhia de Jesus que catequizavam os índios na região, a construção onde também funcionava a Igreja de Nossa Senhora do Rosário hoje abriga o acervo reunido (e a maioria, produzido) pelos jesuítas. Talhado em uma única peça de madeira, o Senhor Morto chama a atenção. Endereço: Largo dos Jesuítas, 67. Telefone: (11) 4704-2654.



E daí, afastando-se um tiquinho do centro, numa chácara isolada, o Instituto Portucale de Cerâmica conta com uma coleção particular com cerca de 560 peças de cerâmica, a maioria portuguesas, dos séculos 18, 19 e 20. Expostas no jardim do imóvel, elas compõem um cenário de tirar o fôlego. Garimpadas em lojas de antiguidades e até em caçambas de entulho, as esculturas são recuperadas em um ateliê montado ali mesmo. As visitas devem ser agendadas com antecedência. Endereço: Estrada Taji Takahashi, 785. Telefone: (11) 4704-4072.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)