12 de novembro de 2014

Meus 40 e tantos filmes prediletos

Cena de "O Pianista", de Roman Polanski. É de chorar. Muito!!
Já fiz uma lista das minhas 29 músicas preferidas, já fiz uma lista de 51 coisas sobre mim, e esta semana, tentando avaliar um filme que vi segunda-feira, fiquei pensando em se ele entraria para o meu rol de filmes preferidos ou não. Então, obviamente, pensei numa lista...

O filme em questão não entrou!  Apesar de ele ter chegado até mim por causa de uma indicação para assistir a uma propaganda, cuja historinha contada em 3 minutinhos é muito bonitinha, o filme mesmo não me deu formigamentos, mesmo eu tendo gostado. Já a referida propaganda, essa sim entra para a minha lista de comerciais de TV favoritos. É fofa, me fez chorar. Tanto o filme, quanto o comercial, podem ser vistos aqui (o filme só começa aos 9:40 nesse link). A propaganda merece todo o destaque porque é muuuuito bonitinha.

Agora voltemos ao meu rol de filmes. Pensando nos favoritos, listei películas que eu amei ter visto, dessas que a gente vê os créditos todos no final do filme passando inteiro na tela ainda de boca aberta, imóvel, e em alguns casos com a cara bem inchada de chorar.

Compartilho, então, o meu gosto para filmes. Acho que minha próxima lista será de livros...

1. Um estranho no ninho (Milos Forman)

2. A doce vida (Federico Felini)

3. Tempo de violência (Quentin Tarantino)

4. A última tentação de Cristo (Martin Scorsese)

5. Amadeus (Milos Forman)

6. A lista de Schindler (Steven Spilberg)

7. O silêncio dos inocentes (Jonathan Demme)

8. Nosferatu (Murnau)

9. Salada Russa em Paris (Youri Mamine, Mikhailov)

10. Um sonho de liberdade (Frank Darabont)

11. O advogado do Diabo (Taylor Hackford)

12. Como se fosse a primeira vez (Peter Segal)

13. Click (Frank Coraci)

14. Minhas tardes com Margueritte (Jean Becker)

15. ET (Steven Spilberg)

16. Drácula (Francis Ford Coppola)

17. Cães de Aluguel (Quentin Tarantino)

18. Quero ficar com Polly (John Hamburg)

19. Coração valente (Mel Gibson)

20. O iluminado (Stanley Kubrick)

21. Cidadão Kane (Orson Welles)

22. O show de Truman (Peter Weir)

23. Eu sei que vou te amar (Arnaldo Jabor)

24. Os piratas do Rock (Richard Curtis)

25. O exorcista (Willian Friedkin)

26. O pianista (Roman Polanski)

27. Meu pé esquerdo (Jim Sheridan)

28. O nome da rosa (Jean Jacques Annaud)

29. Buena Vista Social Club (Wim Wenders)

30. O discurso do rei (Tom Hooper)

31. O enigma de Kaspar Hauser (Werner Herzog)

32. Os intocáveis (Brian de Palma)

33. Os homens que não amavam as mulheres (David Fincher)

34. O exterminador do futuro (James Cameron)

35. Cadillac Records (Darnell Martin)

36. Eu os declaro marido e Larry (Dennis Dugam)

37. A noiva cadáver (Tim Burton)

38. Cidade dos anjos (Brad Silberling)

39. O planeta dos macacos (Matt Reeves)

40. O amor não tira férias (Nancy Meyers)

41. Uma prova de amor (Nick Cassavetes)

42. Cisne Negro (Darren Aronofsky)

43. O caso 49 (Christian Alvart)

44. Janela indiscreta (Alfred Hitchcock)

45. Bancando a ama seca (Frank Tashlin)

46. Cinema Paradiso (Giuseppe Tornatore)

47. Encontros e desencontros (Sofia Coppola)

Chorei nos de números 2, 6 e 13. Nos de números 26 e 41 eu desidratei. O de número 22 me causa uma sensação muito estranha de medo. Os de números 18 e 36 já sei de cor todas as falas e ainda assim, rio muito quando revejo. O de número 45 também é comédia, como o 18 e o 36, mas vale a pena comentar separadamente pela sempre impagável atuação de Jerry Lewis. O 14 é lindo, já recomendei pra muita gente, mas nunca encontrei alguém que o tenha assistido, a não ser, obviamente, quem assistiu comigo. O 24 é todo bom, mas mesmo que não fosse, tem uma cena no final que valeria a pena, por si só,  pelo filme todo, e já falei dela em outro post. O de número 11 me faz suspirar de paixão pelo Al Pacino; se bem que sempre suspiro de paixão por ele. E o 35... putz! O que dizer do 35? Melhor nem dizer nada... Ouça! (aqui também)

Todos os outros também são fantásticos e vale a pena ver e rever!

4 comentários:

  1. Não vi nesta lista filmes que você assistiu comigo, posso saber porque? (risos)
    Mas vi na lista filmes excelentes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque são filmes...
      Quando eu fizer uma lista das melhores companhias que já tive, pra ver filmes, você entra na lista, tá?
      hehehehe...
      Beijo!!!!!

      Excluir
  2. Na sua lista tem 15 filmes que também AMEI! Grande bjo amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de listar Bonequinha de Luxo!!!
      :(

      Excluir

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)