6 de novembro de 2014

Mais uma tecnologia a serviço do fim de relacionamentos


Eu me lembro de ter lido várias matérias a respeito da confusão que o "tique duplo" que aparece nas mensagens enviadas pelo WhatSapp causava, logo quando ele virou febre no Brasil. A maioria delas falava sobre brigas entre casais e o contexto era sempre o mesmo: um deles mandava mensagem, aparecia o tal tique duplo, que era entendido como mensagem lida, o outro não respondia, e a guerra estava instaurada.

Futilidades da internet, mas eu li... rsrsrs...

Não demorou nadinha e esclareceu-se que o tique duplo apenas indicava que o destinatário havia recebido, e não necessariamente lido, a mensagem.

Então a paz voltou a reinar entre os pombos (#sqn).

Pois bem! A partir de hoje, aquela pulga atrás da orelha, que estava de dieta, vai voltar a engordar. O Whatsap disponibilizou uma atualização que tornará o tique duplo, de mensagem recebida, em tique duplo azul, que significa mensagem lida. 

Sei lá... Quando eu acho que nada pior pode acontecer no sentido de invadirem nossa privacidade, lá vem mais uma porcaria dessas. Até que com o whatsap eu não tinha muita ressalva, já que ninguém me enchia o saco por conta disso. No meu celular, optei por não deixarem que saibam qual foi a última vez em que visualizei minhas mensagens. 

Então respondo SE e QUANDO quero.

As vezes eu não posso responder na hora.

As vezes eu não quero responder na hora.

As vezes eu posso, mas não quero.

As vezes eu quero, mas não posso.

E, no meio disso tudo, SEMPRE eu tenho que ter meu direito à pricavidade garantido, não só às vezes...

Agora, se eu quiser isso, tenho que deixar de usar o Whatsapp, e sinceramente é uma opção a se considerar. Já não uso Facebook, pouco uso o Twitter, deixar de usar Whatsapp é mole.

Mas a questão nem é essa. Na minha visão, a reflexão é sobre até quando vamos permitir que essa invasão continue, e achar graça nisso...

Pode parecer uma bobagem, mas não é!

A partir de agora, o texto não é mais meu. Só o reproduzi, como fonte de pesquisa, e pode ser encontrado aqui.

WhatsApp avisa visualização com tique duplo azul

Aqueles dois tiques que aparecem no fim das mensagens do WhatsApp significam que a outra pessoa leu a mensagem? Até hoje, não significavam, mas agora podem significar.

Uma atualização liberada pelo WhatsApp indica agora quando a pessoa que recebeu sua mensageu leu o que você escreveu. Isso é mostrado com os dois tradicionais tiques – que, agora, aparecem em azul no caso de mensagem visualizada. A mudança vale para todas as plataformas – iOS, Android, Windows Phone e todas as outras.

A novidade será distribuída em breve para todos os usuários, mas alguns já receberam e comentaram no Twitter.

Talvez já seja uma influência do Facebook sobre o WhatsApp – o Facebook Messenger há tempos avisa quando uma pessoa leu o que você enviou para ela. Se é algo bom ou não, depende de como cada usuário enxerga o mundo. Eu, particularmente, não gosto muito da ideia da outra pessoa já saber que eu li o que ela escreveu. Talvez eu não possa responder no momento, talvez eu simplesmente não queira. E o contrário também é válido – a outra pessoa pode ter lido, mas prefere esperar um pouco para responder. Mas eu sei que ela leu e começo a pensar em milhares de motivos ruins para o fato dela não ter respondido.

Resta saber se o recurso pode ser desativado ou não – mas, se não puder, é algo com que teremos que nos acostumar. Agora os tiques duplos podem, de fato, destruir relacionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)