17 de novembro de 2014

Então "bistrô" é isso? Gostei...


Achava que bistrô era o nome que davam aos restaurantes para agregar valor ao lugar, dar um up na coisa, sabe? Manja coisa fina? Chique de doer? Pois é... agora tô aqui com a maior cara de tacho.

Bistrô, em seu conceito, é um restaurante rústico, sem frescura, com poucas e tradicionais opções no menu. Do francês, bistrot, em geral são restaurantes com poucas mesas, empresa familiar, a esposa cozinha e o marido cuida do caixa. Sem garçons, sem paparicos, o vinho servido é o da casa mesmo, sem rótulo. Na saída, tem um cafezinho por conta da casa. A vantagem é que o serviço é ágil, simpático e quase "de casa".

Se você está na França, e entra em um lugar assim, está num bistrô.

Mas em São Paulo... Bom, em São Paulo tudo agora é bistrô. Aqui a palavra virou, muitas vezes, sinônimo de lugar bacana – ou de qualquer outra coisa cujo ramo de atividade seja alimentação. Até rotisseria ganha placa de bistrô, e aí fica essa cafonice generalizada. 

Mais do que um tipo de restaurante, o termo bistrô descreve bem a filosofia de determinados estabelecimentos, onde a regra é comer bem, sem grandes invencionices nem técnicas da cozinha moderna. Mas isso não é tudo. Grande parte do charme de um bistrô é fazer com que o cliente se sinta em casa. E vamos combinar que em casa, a gente não come com talher de prata... rsrsrs...

Então tá, fica combinado assim: bistrô é lugarzinho charmoso, mas nada de glamour.

Onde eu aprendi? Na internet...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)