3 de outubro de 2014

O estrago e o conserto do quadro da minha sala

Há umas duas semanas eu comprei dois quadros pra uma parede sem graça da minha sala. São quadros diferentes, porém, com a mesma temática: pássaros.

Fixei, achei lindo, fiquei satisfeita. Mas eis que no dia seguinte um deles apresentou uma bolha. Eu ia lá, alisava, ele voltava ao normal, e depois de uns minutos a bolha voltava. Retirei da parede e vi que se tratava de uma imagem impressa em material semelhante à uma lona beeem fininha, com certa textura, colada em uma base dura, e que essa cola não havia sido passada de forma uniforme. Retirei com cuidado a imagem da base, passei cola com pincel nela toda e recoloquei. Emoldurei novamente e o problema da bolha estava resolvido.

Mas aí outra coisa começou a me incomodar. De tanto eu esfregar o quadro pra bolha sair, antes de passar a cola, a imagem ficou com uma mancha. Sempre fiz isso com a mão limpa, mas minha impressão era de que a mancha era de sujeira do meu dedo, sabe? De oleosidade da pele, ou da sujeira que os dedos acumulam de tanto tocar nas coisas durante o dia... sei lá. Cismei que era sujeira.

Peguei um paninho desses do tipo perfex e umideci com um pouquinho só de líquido próprio pra limpeza. Só de encostá-lo no quadro, o local já ficou azul. Achei que era a tinta do pano que estava soltando, e então peguei uma esponja nova, molhei e fui correndo tentar tirar a tinta. Passei no quadro e imediatamente o local ficou branco. Daí me dei conta de que a tinta que estava soltando era a da impressão da imagem, e não do pano de limpeza.

Apesar de o local ser bege,  a tinta soltava meio azul porque deve ter sido a cor usada na pigmentação. Eu imaginava que a imagem de pássaro do quadro já havia sido impressa em fundo bege. Nunca pensei que toda a área do quadro era impressa.

Então tive a brilhante ideia de esponjar o quadro todo e dar-lhe um ar desgastado, antigo. A cada nova tentativa, a coisa só piorava. Não ficou com cara nem de sujo, nem de velho. Ficou com cara de estragado mesmo!

Enfim, depois de toda essa operação, perdi o quadro. Ficou assim:




Comprei outro, já substituí, ficou tudo bem!

Mas pra não perder o quadro que eu estraguei, usei a técnica do scrap e mudei a característica da antiga tela que agora vai ocupar outro lugar na minha casa.
 
Ficou assim:
 



 
    



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)