27 de agosto de 2014

Louça antiga guardada e repassada com carinho

Meus avós paternos, que já não estão mais entre nós, casaram-se em 1939, há 75 anos, portanto. Na verdade, a certidão de casamento data de 1939, mas eles já estavam unidos antes, na mesma casa, com filhos inclusive (safadeeeeenhos... rsrs).

Um dos presentes que eles ganharam na ocasião foi um conjunto de xícaras de porcelana pintadas à mão, das quais restaram apenas duas, e que agora são minhas. Minha vó as guardou, depois minha tia, e agora elas estão sob os meus cuidados.

Não dá pra ter noção, pela foto, de sua leveza. É tão fininha e delicada que parece uma casquinha de ovo.



Além delas, ganhei  (ganhamos, na verdade, porque vou dividir com minhas irmãs) outras louças que não datam do casamento. Minha tia, lamentando, disse: "bom, essas não são do casamento da vó. São mais novas. Tem uns sessenta anos só". Pois é... só!

Fantástico ter coisas de família assim. Mais fantástico é ver a riqueza das peças, que impressionam pela beleza e pela resistência ao tempo. Dá até medo de tocar!

O único jogo completo é um serviço de café que tem bule, cremeira (ou leiteira), açucareiro, 6 xícaras e 6 pires. Não está lascado, nem trincado e nem com algum dano que demonstre falta de cuidado. Mas está com a pintura, feita à mão, gasta pelo uso. E eu fico pensando: se foi tão usado, como pode estar tão perfeito ainda?




Apesar de todo o valor sentimental que as primeiras xícaras do post tem, as duas peças abaixo são as que eu gosto mais. Essas minha tia estima ter 60 anos também, e, de cada uma, vieram 3 iguais. Fiquei com uma de cada, e as outas vão uma para cada irmã. 

Minha tia explicou que dessas, nenhuma foi quebrada. Existem apenas 3 de cada porque minha vó comprava assim, avulsas, por causa do preço. Eram caríssimas, então ela satisfazia a vontade comprando 3 de cada, só pra ter mesmo. 

São lindas, ricas, louça de rainha! rsrs...




 

E a mais interessante é esta chinesa, cujo fundo tem um relevo que em princípio não diz nada, mas que visto contra a luz revela uma foto lindíssima e muito delicada. Como pode, há 60 anos, alguém ter fabricado isso? A pintura é feita à mão, mas, e esse detalhe do fundo?




Digam se não sou uma sortuda em ganhar peças tão especiais assim!??!...

Na próxima virão os cristais, que minha tia já me mostrou e eu fiquei babando. Tenho que pegá-la num dia inspirado! rsrsrs...

3 comentários:

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)