18 de fevereiro de 2014

Ativistas de sofá :: sobre a demolição da cerâmica Hervy


Tijolo da antiga fábrica da Hervy em Osasco

Todo mundo conhece as cerâmicas Hervy, que tem nome consolidado no mercado de louças sanitárias   no mundo inteiro. A empresa exporta para o Mercosul, América do Norte, Oriente Médio, EUA e Canadá. O que quase ninguém fora de São Paulo conhece, entretanto, é o fato de que a Hervy nasceu em Osasco (minha cidade), em 1884, pelas hábeis mãos do fundador da cidade, Antonio Agu.

Pode parecer um assunto que só interessaria aos osasquenses mas, a meu ver, não é.

O motivo do post é que, essa semana, iniciou-se o processo de demolição da antiga fábrica (prédios que datam de 130 anos!), que fazem parte do patrimônio histórico e cultural da cidade de Osasco. É interessante - negativamente interessante - observar o valor que as coisas adquirem, dependendo do olhar de cada um.

No lugar dos prédios da antiga Hervy, será construído um moderno complexo de salas comerciais, que dará lugar à prefeitura local. Se restaurados, conservados e tombados, a antiga fábrica abrigaria um fantástico e riquíssimo centro cultural, vertente tão carente em nossa cidade.

Uma pena os ativistas culturais de Osasco (que a meu ver nunca passaram de ativistas de sofá mesmo) deixarem isso acontecer sem fazer um barulhinho, sequer!

Lamentável a demolição da Hervy.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)