15 de outubro de 2013

Por quê porque, tia?


Levei meu filhote e minha sobrinha à exposição "Por Quê? Porque... Os porquês...", que está no Sesc Osasco até dezembro. Isso tem mais ou menos 2 semanas e desde então ela, que tem 4 anos, não pode me ver que já pergunta se o "labirinto" ainda está funcionando (em referência às portas dispostas na Mostra, formando uma espécie de labirinto mesmo). É muito legal ver o interesse dela em voltar à exposição, e mais legal ainda é testemunhar a cabecinha dela se encher de perguntas sobre o tema. 

A mais recorrente é saber o motivo do nome da exposição ser Por quê?, e então ela fica a todo instante "Por quê porque, tia?". 

 

É muito legal, já que o mote da exposição é a curiosidade e o questionamento, apresentando o exercício do pensamento como algo prazeroso. O objetivo é valorizar e ouvir os porquês das crianças, com a pergunta como condutora do processo de “funcionamento” do mundo, das coisas, tendo em vista a necessidade que todo ser humano tem de compreender o significado do mundo e de si mesmo. Pelo jeito, o objetivo foi cumprido na cabecinha da Marina, o que demonstra que a Filosofia não é algo enigmático e de difícil compreensão, mas que ao contrário, ela está presente diariamente em nossas reflexões, ações e pensamentos.

Os efeitos desse passeio seguem até hoje. Ao sairmos, ganhamos livretos sobre o tema e ela já me contou que olha esse livro sempre, e que inclusive já fez as atividades propostas. 

Gostei muito de ver o interesse dela, em tudo. Já o filhote, curtiu, mas talvez reconheço que já passou da idade para esse tipo de Mostra.

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)