15 de outubro de 2013

37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo


Quem estiver na capital paulista entre 18 e 31 de outubro já pode comemorar: vem aí a 37ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Esta é a oportunidade para conhecer diretores e filmes que não chegam ao circuito comercial e espaços que ampliam o acesso à sétima arte além das salas de cinema, como parques e museus espalhados pela cidade de São Paulo.

A mostra é composta por cinco seções: a Competição Novos Diretores exibe títulos de cineastas que tenham até dois longas no currículo. Os mais bem votados dessa categoria são vistos, posteriormente, pelo Júri Internacional, que escolhe os que vão receber o Troféu Bandeira Paulista. A Perspectiva Internacional apresenta um panorama do recente cinema mundial. Retrospectivas traz obras de diretores importantes, os homenageados de cada edição - e quem recebe as honras esse ano são o diretor norte-americanoStanley Kubrick, o documentarista brasileiro Eduardo Coutinho e o cineasta filipino Lav Diaz. Apresentações Especiais traz clássicos ou filmes dos cineastas homenageados e, por fim, a Mostra Brasil exibe títulos brasileiros inéditos em São Paulo.

Apostas - As opções são muitas - mais de 350 filmes serão exibidos - e quase não há tempo a perder entre uma escolha e outra, já que os ingressos costumam acabar rapidamente para os filmes mais aguardados do festival. Esses são alguns dos destaques da programação para você escolher entre diretores e temáticas variadas, clássicos ou títulos recém-produzidos.

Entre as películas mais recentes, celebradas nas premiações além-Oscar, estão Cães Errantes (Stray Dogs), que levou o grande prêmio do júri em Veneza; Pais e Filhos, premiado pelo júri em Cannes, ambos em 2013. Lições de Harmonia, de Emir Baigazin, Urso de Prata de melhor contribuição artística em Berlin neste ano. O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra, também figura como melhor filme na seção Novos Horizontes Latinos em San Sebastian/2013 e o holandês A Montanha Matterhorn, de Diederik Ebbinge, prêmio do público no Festival de Rotterdã também de 2013.

Entre os homenageados desta edição, Stanley Kubrick ganha exibições de filmes como Dr. Fantástico (1963), Barry Lyndon (1975) e O Iluminado (1980), além de AI: Inteligência Artificial, projeto que o cineasta ofereceu ao amigo Steven Spielberg. O trabalho de Eduardo Coutinho, que completa 80 anos e já acumula filmes determinantes para o cinema de realidade praticado no Brasil, pode ser visto em Cabra Marcado para Morrer, Edifício Master e no curta Porrada (2000), que será exibido antes de cada filme seu.

O cineasta filipino Lav Diaz abordou questões sobre o estado social e político de seu país - e é conhecido pelos cinéfilos pela longa duração de seus filmes. Neste ano, ele integra o Júri Internacional da Mostra e seu longa mais recente, Norte, o Fim da História, também é um dos destaques da programação.

Nas apresentações especiais, também há espaço para os dramas familiares do diretor japonês Yasujiro Ozu, como Era Uma Vez em Tóquio (Tokyo Story) e Flor do Equinócio (Equinox Flower).

As opções, variadas, trazem a São Paulo o diretor sul-coreano Chan-Wook para apresentar nas salas a sua Trilogia da Vingança, com os filmes Mr. Vingança, Old Boy e Lady Vingança.

O filme de encerramento será o documentário Que Estranho Chamar-se Federico - Scola Conta Fellini, de Ettore Scola sobre o diretor e amigo. O longa conta com três exibições no dia 31 de outubro - foi em 31 de outubro de 1993, há 20 anos, que Fellini faleceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)