29 de maio de 2013

Todo canalha é gentil



A revista Carta Capital dessa semana trouxe uma reportagem sobre a canalhice institucionalizada. A discussão versa sobre o comportamento masculino que, sob a máscara da gentileza, põe em cheque a atitude cavalheira.

"Cavalheiro ou canalha?", é o título da reportagem.

A meu ver, as duas coisas: cavalheiro e canalha. 

Calma mulherada, vou explicar!

Acho que todo canalha é cavalheiro e vice-versa. Isso porque o cavalheirismo está diretamente ligado à técnica de sedução. Tratar bem, com boa educação, com cordialidade, é obrigação de ambos os sexos, de todos os gêneros. Quando essa delicadeza é dirigida ao sexo oposto, somente, aí é canalhice. Ser bem tratada é direito e tratar bem, educação.

Mas tem as pessoas que tratam bem ambos os sexos, com toda a gentileza do planeta, e mesmo assim, são canalhas de carteirinha. Esses, infelizmente, a gente só reconhece quando lê a segunda página. A capa é dourada, perfeita... E a primeira página até engana bem, também! Mas, convive pra ver...

Então, o que sobra?

Sobram os bem educados héteros-praticantes (porque hétero não-praticante também não rola) e afins, claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)