4 de fevereiro de 2013

O antes e depois da mesa de Cambury

Há algum tempo frequento a casa de uma amiga, em Cambury (litoral Norte de São Paulo), e ela sempre reclama da mancha que a mesa de centro da sua sala ganhou, sabe-se lá como. De fato a mancha é bem feia em uma mesinha tão bonita e de boa qualidade.


Então resolvemos cobrir o tampo com tecido que combinasse com a cor da madeira. Como a mancha é bem na beirada da mesa, inicialmente pensamos em cobrir o tampo todo mas ao fazer o teste as opiniões ficaram divididas. Isso porque ao cobrir o tampo todo o revestimento em tecido perderia a graça, uma vez que uma toalha faria o mesmo efeito. 


Então um conselho muito adequado foi o de colar o tecido menor que o tamanho do tampo, deixando uma espécie de moldura, como se fosse um 'passepartout', o que não cobriria totalmente a mancha mas daria um bom jeito na peça.

Tica, a dona da mesa, torceu um pouco o nariz porque queria o defeito escondido, mas foi convencida (ou vencida, rsrsrs...) de que mesmo com um bocadinho da mancha aparecendo, ainda assim ficaria mais bonito que o tampo todo forrado. É que o tecido colocado somente no centro criou um ponto focal e a mancha perdeu sua soberania sobre a mesa.

Uma vez que a disposição do tecido virou consenso, coloquei mãos à obra e a mesa ficou assim:


Primeiro o tecido foi colocado no lugar que se desejava e ganhou a aplicação de cola branca diluída em água. Quando começa a secar, a aplicação enche de bolhas e é preciso dar outra demão, aplicando força ao pincel, para esticar o tecido.

 

Quando a cola secou, apliquei termolina leitosa sobre o tecido para impermeabilizá-lo. Aproveitei e pincelei a mesa toda, inclusive os pés, para que a madeira ganhasse novo brilho. Não é como verniz, mas ajuda bastante.




2 comentários:

  1. Ficou simplesmente linda, bom gosto! parabéns!
    Beijos e lindo dia em sua casa!
    CamomilaRosa

    ResponderExcluir
  2. o bom gosto de sempre. Parabéns a peça ganhou vida!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)