28 de dezembro de 2012

Use 75 minutos para fazer o bem

Que tal uma campanha pelo "não curtir" o Facebook? - rsrsrsrs...

O Facebook é o maior instrumento de promoção de fofoca que eu conheço. Por isso não tenho um perfil na rede. Mesmo assim, essa ferramenta já me causou aborrecimentos em três ocasiões. Em duas delas me abriu feridas que doem até hoje.

Mas pior do que a fofoca ventilada no Facebook, é o usuário que se permite fofocar. Pior ainda é o usuário que brada aos ventos o incômodo em ter sua vida fuçada, e mesmo assim fica por lá, alimentando a coisa. Tenha sua página, mas assuma os riscos e, principalmente, as culpas pelo que circula. 

De acordo com um estudo publicado sob o título "Sweden's Largest Facebook Study", 85% dos entrevistados disseram que usar o Facebook faz parte de sua rotina. Quase metade dos participantes indicaram que têm dificuldade de estar a par da maioria das coisas sem o Facebook, e um quarto declarou que não se sentem bem se não podem acessar o site regularmente. "Usar o Facebook pode se tornar um hábito inconsciente. A maioria dos usuários acessa o portal quando abre um navegador. Isso pode até mesmo evoluir para um vício", alertou Leif Denti, estudante de doutorado em Psicologia na Universidade.

Pesquisadores da Universidade Western Illinois (EUA) descobriram uma relação entre o número de amigos na rede social e o quão "narcisista socialmente disruptivo” é o internauta. 

O pesquisador Christopher Carpenter, autor do estudo, afirma que “em geral, esse ‘lado negro’ do Facebook requer mais pesquisa para entender melhor os benefícios sociais e os aspectos prejudiciais do site para reforçar o primeiro e reduzir o segundo”.

“O Facebook é um lugar onde as pessoas vão para reparar um ego danificado e procurar apoio social, então é de vital importância descobrir a comunicação potencialmente negativa que se pode encontrar na rede e os tipos de pessoas que provavelmente vão se relacionar com elas”, completou o autor do estudo.

Ainda de acordo com pesquisas, em média as pessoas passam 75 minutos do seu dia no site. Isso, levando em consideração só o tempo em que navegam. Imagina se contar o tempo que gastam com as fofocas!... Já não perdemos tempo demais com o trânsito, com a fila do banco, do mercado, do restaurante?...

Ahhh, se cada usuário do Facebook usasse metade desse tempo para fazer o bem. Melhor ainda seria se não usasse para fazer o mal.

De qualquer forma, vale um lembrete aos que utilizam a ferramenta: quem sai na chuva, é pra se molhar!

Tem gente que reclama do bombardeio, mas fornece a munição...

4 comentários:

  1. Complicada e perfeitinha! É sua cara não ter face.
    Beijo. Milo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicada e perfeitinha?
      É uma crítica ou um elogio? rsrsrsrs
      bj.

      Excluir
    2. Um elogio, sempre.
      Beijo.

      Excluir

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)