29 de novembro de 2012

Surpresas da Língua Portuguesa

Chegou às minhas mãos um texto para revisar e, após revisar, enviar para as redações dos jornais, na tentativa de sua publicação na mídia impressa da região (para esclarecer, trabalho com assessoria de imprensa).

Referido texto começava assim: "Artesões, professores, poetas...". Apesar de ter certeza de que o plural de artesão é "artesãos", por cautela, fui checar, já que o texto foi escrito pela Secretaria de Educação.

Eis que descubro que a palavra artesão tem dois plurais, dependendo de seu significado na frase. Não sei pra quem lê este post, mas pra mim, isso é novidade. 

Artesão, quando significa "enfeite de abóboda", varia para artesões. Se significar artista, sua variação, no plural, é artesãos. Entendeu? Nem eu! Então fui procurar a aplicação em uma frase.

"Os artesões da igreja foram produzidos por artesãos pernambucanos". Substituindo pelos sinônimos em questão, fica assim: "Os enfeites da igreja foram produzidos por artistas pernambucanos". 

A Língua Portuguesa é bonita, mas é estranha...

E, a propósito, o texto que recebi estava errado, como suspeitei. Atirei em um alvo e acertei em outro... rsrsrsrs

2 comentários:

  1. Noves fora, zero: a Secretaria de Educação não sabe escrever.
    :(
    Bju

    ResponderExcluir
  2. "Parabéns pela aula de português, Patricia! Realmente, não dá mesmo para entender a nossa Língua, por exemplo, com isso: alemão, alemães; limão, limões; ou mão, mãos; pão, pães. Parece que é só pra confundir. Porque, algum estrangeiro poderia muito bem escrever uma frase assim: Lavem as mões, peguem os pãos e os limãos e levem para os alemões".

    Realmente, a nossa Língua Portuguesa é muito difícil com essas diferenças tão sutis. rsrs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)