27 de outubro de 2012

Aniversário especial - 100 anos de bondinho

Inaugurado em 1912 após dois anos de construção, o Bondinho liga, atualmente, a Praia Vermelha ao Morro da Urca e, este, ao Pão de Açúcar. Percorrendo uma distância total de aproximadamente 1.300 metros nos dois trechos, o Bondinho é um dos cartões postais mais famosos do Rio de Janeiro e do Brasil.

A embarcação, inicialmente feita de madeira, deu lugar ao teleférico de alumínio, em 1972. Erguido por cabos de aço, a ideia que causa tanto encantamento já foi encarada como uma loucura. Em 1909, quando o engenheiro Augusto Ferreira Ramos apresentou o audacioso projeto, foi difícil convencer os investidores de que as cúpulas de madeira poderiam viajar entre duas famosas montanhas, transportando pessoas.

Três anos depois, lá estava o teleférico carioca, que de tão parecido com um bonde, ganhou o apelido de bondinho.

Após a reforma, os bondinhos ganharam cristal azulado e visão panorâmica e passaram a transportar 75 pessoas a cada quatro minutos.

Atualmente, a primeira linha tem 528 metros e vai até o topo do Morro da Urca. A segunda linha, com 396 metros, leva até o alto do Pão de Açúcar. Lá de cima, até onde os olhos enxergarem, o Rio se apresenta em 360 graus.

E essa paisagem se tornou um ícone, uma marca da cidade da Cidade Maravilhosa. Hoje é impossível falar em Rio de Janeiro sem lembrar do bondinho do Pão de Açúcar.

Coisas do meu país...   :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)