13 de setembro de 2012

Como montar um estúdio amador e obter boas imagens

Tenho visitado muitos blogs de artesanato e lido que, na maioria deles, as artesãs não sabem como vender o seu produto. Eu também não sei vender, mas achei uma dica bem legal no site revistaartesanato.com.br, que fala da má qualidade das fotos nos blogs de artesanato e da dicas de como melhorar essa questão.

Além de não saber vender, também não sei fotografar, então me interessei pelo post que ensina a montar um mini estúdio amador, em casa, e que pode ajudar bastante na qualidade da imagem. Resolvi compartilhar aqui.

A partir de agora, o texto é todo do site www.revistaartesanato.com.br.

A montagem do mini estúdio em casa é muito simples. Apresentaremos aqui dois modelos distintos que você pode fazer, dependendo do seu gosto e necessidade. O primeiro modelo é esse:

Você pode montar o mini estúdio mostrado acima facilmente, utilizando uma mesa encostada na parede. Na foto do mini estúdio acima, podemos ver três elementos principais:

1 – Luminária de mesa, daquela comum que você tem em casa ou pode comprar no supermercado. Utilize lâmpada fluorescente e envolva a luminária com papel vegetal. Esse papel é importante pois ele vai distribuir melhor a luz, evitando reflexos no seu artesanato.

2 – Cartolina branca ou da cor que você desejar. Prenda a cartolina na parede e na mesa de forma que a cartolina forme uma espécie de “escorregador”. Não dobre a cartolina, a idéia é que ela não tenha dobras e quando você tirar a foto pareça que tenha um fundo infinito. O seu objeto deve ser colocado de forma que a cartolina fique no fundo.

3 – Duas caixas com folhas brancas coladas. Essa folha serve para refletir parte da luz de volta para o objeto, impedindo que se formem sombras.

Com a estrutura montada, basta que você tire a foto com a câmera fotográfica fixa em um ponto, para evitar que a foto saia tremida.

Abaixo podemos ver outro modelo de mini estúdio:

 Esse mini estúdio é construido com uma caixa de papelão. O primeiro passo é colocar a cartolina branca atrás, formando o fundo infinito, como no mini estúdio anterior. Em seguida, corte as laterais da caixa formando “janelas”. Nessas “janelas”, cole papel vegetal, assim como mostrado na foto acima. Os cortes devem ser feitos nas laterais e acima. Em cada uma dessas janelas deve ser posicionada uma luz. Como explicado anteriormente, o papel vegetal distribui a luz e as luzes laterais impedem a formação de sombras.


Veja uma foto do mini estúdio 2 mais de longe para ver todos os elementos. A câmera deve ficar fixa para evitar que a foto saia tremida.

Não use flash - Essa é uma dica muito importante. Muitas pessoas acham que o flash é indispensável nas fotos, mas esse é um engano. O flash é bem vindo em algumas ocasiões, mas no momento de tirar a foto do seu produto, desligue o flash. Ele pode criar reflexos no produto, deixando a foto ruim. Nos preocupamos tanto com a luz no nosso mini estúdio fotográfico justamente para criar a iluminação necessária e dispensar o uso do flash.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Após escrever seu comentário, clique em "comentar como". Vai aparecer uma lista de opções e se você não for usuário de nenhuma delas, clique em "nome/URL". Apenas escreva seu nome. O campo URL é opcional, e nele é preenchido o endereço do seu blog ou site, caso tenha.

Depois é só clicar em "continuar" e em "publicar" (às vezes o sistema pede pra você provar que não é um robô, daí é só clicar no quadradinho, tá?).

Vou adorar ler o que tem para compartilhar comigo... :)